Porque um futuro sustentável apenas depende de nós...

Pellets, um substituto da lenha?

Os Pellets são uma energia renovável pertencente à classe da Biomassa.
    Tal como a lenha, os Pellets são considerados uma energia renovável, uma vez que as florestas se regeneram, crescendo sempre árvores quando outras vão desaparecendo.
    Além disso, não é necessário abater árvores para produzir Pellets pois a limpeza das florestas e os desperdícios da indústria madeireira fornecem tosa a madeira necessária.
    Toda essa matéria é recolhida, triturada e seca, ficando num pó que depois sofre compressão para obter a forma cilindríca final.

    O resultado é um composto 100% natural, com um elevado poder calorífico, estima-se que 3 a 4 vezes mais que a lenha normal que utilizamos no dia-a-dia em grande parte das nossas casas.





   
Outra vantagem dos Pellets é o facto de serem muito menos poluentes que os combustíveis fósseis, pois libertam muito menos monóxido de carbono (CO) e muito menos dióxido de carbono (CO2).
    Além disso, se a matéria ficasse na floresta decompor-se-ia e ficaria sujeita a incêndios, libertaria a mesma quantidade de CO e CO2 que liberta ao ser queimada de forma controlada para aproveitamento energenético.

    Os Pellets são um combustível neutro em termos ambientais, uma vez que a quantidade de CO e CO2 que libertam ao ser queimados é a mesma que a árvore absorveu durante o seu crescimento.
    Devido ao tratamento na sua transformação, a humidade dos Pellets é extremamente reduzida, o que permite que a combustão seja muito mais eficiente e liberte muito menos fumo que a combustão de lenha normal.


    Além disso, o seu tamanho reduzido permite dosear unidade a unidade a quantidade que vai ser queimada para a produção de energia, mas não só, podemos também armazenar os Pellets em segurança sem os riscos associados ao gás e ao gasóleo.Não há fugas nem perigos de explosão.
   
    Por fim, esta nova energia amiga do ambiente é normal ser fornecida em sacos de 15 kg, o que facilita também o transporte, armazenamento e manuseamento dos mesmos.

1 comentário:

Area23 disse...

"Além disso, se a matéria ficasse na floresta decompor-se-ia e ficaria sujeita a incêndios, libertaria a mesma quantidade de CO e CO2 que liberta ao ser queimada de forma controlada para aproveitamento genético."

Presumo que seja "energético".

Enviar um comentário